domingo, 12 de julho de 2009

Apostila de Concordância Nominal e Verbal

Concordância Nominal
Regra geral
Os termos que dependem do nome (substantivo) com ele concordam em gênero e número.
Os nossos médicos descobriram a cura da doença.
Passamos bons momentos juntos.

Casos especiais

a) Adjetivo: adjunto adnominal em relação a dois ou mais substantivos:
· de mesmo gênero: adjetivo no singular ou plural.

A vontade e a inteligência humana(s).
As conquistas e as descobertas portuguesas.

· de gênero diferentes: adjetivo concorda com o mais próximo ou fica no masculino plural.
O carro e a bicicleta envenenada(os).
O trabalho e as realizações conseguidas(os).

· Observação:
Adjetivo anteposto concorda com o mais próximo.
Observaram-se boa disciplina, estudo e trabalho.

b)Um substantivo com dois ou mais adjetivos: três possibilidades.

Estudamos a civilização grega e romana.
Estudamos a civilização grega e a romana.
Estudamos as civilizações grega e romana.

c)Mesmo, próprio, só, anexo, incluso, junto, bastante, nenhum, leso, meio e particípios verbais: concordam em gênero e número com o termo a que se referem.

Enviamos anexas as informações solicitadas.
Compraram duas meias entradas para o espetáculo.
Enfrentamos bastantes problemas difíceis.
Mulheres nenhumas o agradavam.

· Observação:
Meio e bastante, como advérbios, ficam invariáveis.
Ela estava meio embriagada pelo sucesso.
Suas idéias eram bastante interessantes.

d)Um e outro - nem um nem outro + substantivo no singular -- adjetivo no plural.

Houve um e outro homem escolhidos para o cargo.
Nem um nem outro crime praticados foram apurados.

e) O(S) - A(S) mais
menos
melhor(es).....possível(eis)
pior(es)
maior(es)
menor(es)

Conheci mulheres o mais encantadoras possível.
Havia mestres os mais inteligentes possíveis.

f) Adjetivo = predicativo do sujeito.

· sujeito composto posposto: adjetivo concorda com o mais próximo ou fica no masculino plural.
Estava morto o amor e a compreensão humana.
Estavam mortos o amor e a compreensão humanos.


· sujeito não-determinado: adjetivo fica invariável.
É proibido entrada de estranhos.
Cerveja é bom para os rins.

· sujeito determinado: adjetivo concorda em gênero e número.
É proibida a entrada de estranhos.
Esta cerveja é boa para os rins.

g) Adjetivo = predicativo do objeto:

· objeto simples: adjetivo concorda em gênero e número.
Encontrei tristonha a mulher abandonada.

· objeto composto: adjetivo fica no plural.

· gêneros diferentes: prevalece o masculino.
Encontrei tristonhos a mulher e o jovem abandonados.

h) Dois ou mais numerais - substantivo no singular ou plural.

A primeira, a segunda e a última aula(s).





Concordância verbal

Regra gera
O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.

O técnico escalou o time.
Os técnicos escalaram os times.

Casos especiais:

· Sujeito composto:
a) anteposto: verbo no plural.
O técnico e os jogadores chegaram ontem a São Paulo.

b) posposto: verbo concorda com o mais próximo ou fica no plural.
Chegou(aram) ontem o técnico e os jogadores.

c) de pessoas diferentes: verbo no plural da pessoa predominante.
Eu, você e os alunos iremos ao museu.
Tu, ela e os peregrinos visitareis o santuário.

d) com núcleos em correlação: verbo concorda com o mais próximo ou fica no plural.
O cientista assim como o médico pesquisa(m) a causa do mal.

e) ligado por COM: verbo concorda com o antecedente do COM ou vai para o plural.
O professor, com os alunos, resolveu o problema.
O maestro com a orquestra executaram a peça clássica.

f) ligado por NEM: verbo no plural e, às vezes, no singular.
Nem Paulo nem Maria conquistaram a simpatia de Joana.

g) ligado por OU: verbo no singular ou plural, dependendo do valor do OU.
Valdir ou Leão será o goleiro titular.
João ou Maria resolveram o problema.
O policial ou os policiais prenderam o perigoso assassino.

· Sujeito constituído por:

a)um e outro, nem um nem outro: verbo no singular ou plural.
Um e outro médico descobriu(ram) a cura do mal.

b)um ou outro: verbo no singular.
Nem um nem outro problema propostos foi(ram) resolvido(s).

c) expressões partitivas seguidas de nome plural: verbo no singular ou plural.
A maioria dos candidatos conseguiu(iram) aprovação.
Cerca de dez jogadores participaram da briga.
Mais de um jogador foi elogiado pela crônica esportiva.

d)coletivo geral: verbo no singular.
O povo escolherá seu governante em 15 de novembro.

e) expressões que indicam quantidade aproximada seguida de numeral: verbo concorda com o substantivo.
Poucos dentre eles serão chamados pelo Exército.

f) pronomes (indefinidos ou interrogativos) seguidos de pronome: verbo no singular ou plural.
Alguns de nós seremos eleitos.
Qual de nós será escolhido?

g) palavra QUE: verbo concorda com o antecedente.
Hoje sou eu que faço o discurso.

h) palavra QUEM: verbo na 3ª pessoa do singular.
Amanhã serão eles quem resolverá o problema.

i) um dos que: verbo no singular ou plural.
Foi um dos alunos desta classe que resolveu o problemas.
Seu filho foi um dos que chegaram tarde.

j) palavras sinônimas: verbo concorda com o mais próximo ou fica no plural.
A Ética ou a Moral preocupa-se com o comportamento humano.

· Verbo acompanhado da palavra SE

a) SE = pronome apassivador: verbo concorda com o sujeito paciente.
Viam-se ao longe as primeiras casas.
Ofereceu-se um grande prêmio ao vencedor da corrida.

b) SE = índice de indeterminação do sujeito: verbo sempre na 3ª pessoa do singular.
Necessitava-se naqueles dias de novas idéias.
Estava-se muito feliz com o resultado dos jogos.
Morria-se de tédio durante o inverno.




· Verbos impessoais
Verbos que indicam fenômenos; verbo haver indicando existência ou tempo; verbo fazer, ir, indicando tempo: ficam sempre na 3ª pessoa do singular.
Durante o inverno, nevava muito.
Ainda havia muitos candidatos para a Universidade.
Ontem fez dez anos que ela se foi.
Vai para dez meses que tudo terminou.

· Verbo SER
a) indicando tempo, distância: concorda com o predicativo.
Hoje é dia três de outubro, pois ontem foram dois e o amanhã serão quatro.
Daqui até o centro são dez quilômetros.

b) com sujeito que indica quantidade e predicativo que indica suficiência, excesso: concorda com o predicativo.
Dez feijoadas era muito para ela.
Vinte milhões era muito por aquela casa.

c) com sujeito e predicativo do sujeito: concorda com o que prevalecer.
O homem sempre foi suas idéias.
Santo Antônio era as esperanças da solteirona.
O problema eram os móveis.
Hoje, tudo são alegrias eternas.
Mulheres discretas é coisa rara.
A Pátria não é ninguém; somos todos nós.

· Verbo DAR
Verbo dar (bater e soar) + hora(s): concorda com o sujeito.
Deram duas horas no relógio do campanário.
Deu duas horas o relógio da igreja.

· Verbo PARECER
Verbo parecer + infinitivo: flexiona-se um dos dois.
Os cientistas pareciam procurar grandes segredos.
Os cientistas parecia procurarem grandes segredos.

· Sujeito = nome próprio plural.
a) com artigo singular ou sem artigo: verbo no singular.
O Amazonas deságua no Atlântico.
Minas Gerais exporta minérios.

b) com artigo plural: verbo no plural.
Os Estados Unidos enviaram tropas à zona de conflito.
"Os Lusíadas" narram as conquistas portuguesas.
Resumo
Concordância Verbal / Sujeitos
Regra geral, o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa. Exemplos:
O gerente falou com a secretáriaA secretária e suas auxiliares não compareceram à reunião.
Os casos mais interessantes são expostos a seguir.
Sujeito coletivo
Se o sujeito for um coletivo do singular seguindo de um complemento no plural, o verbo pode ir para o plural ou permanecer no singular:
A série de notas fiscais referentes ao pagamento das mercadorias adquiridas no mês de março próximo passado está sendo enviada a V.Sa. através de nosso representante.A série de notas fiscais está...O conjunto de duplicatas é...O número de papéis e documentos é inferior...A multidão foi levada...A maioria das notas fiscais é tirada no computador.
Há casos, porém, em que o redator percebe a fraqueza gramatical diante da idéia que quer transmitir:
A maior parte dos executivos lêem jornais pela manhã.
Um coletivo geral determina que o verbo permaneça no singular:
O povo queria eleições diretas para presidência da República.O exército não se conformou com o papel que lhe reservou a nova Constituição.
A tendência hoje é pela concordância com a expressão utilizada. Da mesma forma, uma expressão partitiva tanto pode levar o verbo para o plural, como admitir o uso do singular:
A maior parte dos funcionários conseguiu...Uma porção de notas promissórias vence...Um grupo de notas promissórias estão rasuradas.
Há outras expressões cujo procedimento quanto ao uso de singular e plural é semelhante; são elas: uma porção de, o grosso de, o resto de.
Sujeito - Pronome Relativo
Sou uma pessoa que não ofende ninguém.Sou uma pessoa que não ofendo ninguém.
O segundo caso é mais enérgico e afetivo que o primeiro, pois o verbo na terceira pessoa (ofende) é quase indeterminada, sem nenhuma intensidade afetiva, é plano. A segunda frase é muito mais carregada de sentimento, muito mais viva e eficaz. Se o verbo tiver com sujeito o pronome relativo que, ele concordará em número e pessoa com o antecedente deste pronome:
Fui eu que lhe remeti os documentos.És tu, Deolindo, que vais ao escritório do Sr. Xavier?Foram as garotas da promoção que me disseram...
Se, no entanto, o relativo que vier antecedido da expressão um dos, o verbo vai para a 3ª pessoa do plural, raramente para a 3ª pessoa do singular:
Bartolo é um dos gerentes que têm conseguido prestígio.
Sujeito é o pronome QUEM
Fui eu que lhe escreveu semana passada.És tu quem me remeterá os relatórios?
Mas é também possível admitir a concordância com o pronome pessoal:
Fui eu quem lhe escrevi semana passada.És tu quem me remeterá o relatório.
Sujeito com o verbo no infinitivo
As secretárias parece terem gostado do estagiário.As secretárias parecem ter gostado do estagiário.
É indiferente gramaticalmente o uso do singular ou do plural. A diferença é semântica e estilística. Estilisticamente, o emprego do verbo parecer no singular entorpece a construção, tira-lhe a graça, tornado-a rasa e artificial. Quando se diz "as secretárias... ter" a frase ganha mais vida e intensidade afetiva.
Sujeito com o verbo pronominal
Não se pode realizar esses projetos.Não se podem realizar esses projetos.
No primeiro casa chama-se a atenção para a ação: realizar, ou seja, "não é possível realizar esses projetos". No segundo, em virtude da concordância, a atenção concentra-se em projetos. Gramaticalmente, pode-se considerar realizar como sujeito e projetos como objeto e pode-se também considerar projetos como sujeito e então o verbo vai para o plural. Em geral prefere-se a concordância no plural.
Sujeitos de pessoas gramaticais diferentes
Se houver dois ou mais sujeitos de pessoas gramaticais diferentes, o verbo irá para o plural, concordando com a pessoa que tem precedência na ordem gramatical.
Eu e tu=nósEu e ele=nósEu, tu e ele=nósTu e ele=vósVocê e ela=eles
Marcos e tu fizestes o que havia sido recomendado?Eu e tu estivemos a semana toda estudando, e agora não há o que reclamar.Tu e eu redigiremos o relatório.Eu e o vendedor fizemos um acordo.Tu e o diretor já conhecíeis a política da empresa.Você e a secretária não sabiam que decisão tomar?
Portanto o verbo vai para a 1ª pessoa do plural se entre os sujeitos houver um da 1ª pessoa. Irá para a 2ª pessoa do plural se, não havendo sujeito da 1ª pessoa, houver um da 2ª. Somente irá para a 3ª pessoa do plural se os sujeitos forem da 3ª pessoa.
Verbo antecedido de vários sujeitos
Se houver mais de um sujeito singular antecedendo um verbo, este ficará no singular ou irá para o plural:
A nota fiscal e a duplicata registram informações importantes.Registram informações importantes a nota fiscal e a duplicata.Registra informações importantes a nota fiscal e a duplicata.
No caso de sujeito de números diversos (singular e plural) precedendo o verbo, este vai para o plural. Se estes sujeitos estiverem depois dele, o verbo poderá ficar no singular se o sujeito mais próximo estiver no singular:
O funcionário e os clientes reconheceram-se culpados.Reconhecera-se culpado o funcionário e os clientes.Reconheceram-se culpados os clientes e o funcionário.
Sujeito composto + palavra que os resuma
Se o sujeito for composto e houver palavras que os resuma, o verbo concordará com esta palavra.
Relatório, correspondências, memorandos nada o levava a tomar uma atitude diferente.Clientes, fornecedores de serviços, vendedores, ninguém queria visitá-lo durante a semana Santa.Datilografias esmeradas, estética apurada, asseio, tudo contribui para uma apresentação agradável.
Sujeitos ligados por como, bem como...
Dois sujeitos do singular ligados por como, bem como, assim como, do mesmo modo que, tanto...como, não só... mas também requerem análise: se se tratar de adição, coloca-se o verbo no plural; se se tratar de comparação, coloca-se o verbo no singular:
O reajuste salarial de junho, da mesma forma que o de março, não alterou seu padrão de vida.A disciplina, assim como o arrojo, fizeram dele profissional invejável.
Sujeito constituído por cerca de, mais de, menos de
Sujeito constituído por expressões que indicam quantidade aproximada determina que a concordância se faça com o complemento dessas expressões:
Cerca de cem estudantes adquiriam os livros.Menos de dez pessoas entraram na loja.
A expressão mais de um determina o verbo no singular:
Mais de um executivo viajou para o Rio de Janeiro
Se essas expressões se repetirem, o verbo irá para o plural.
O Sujeito é um pronome interrogativo, demonstrativo ou indefinido plural
Se o sujeito for constituído pelos pronomes indicados, o verbo pode permanecer na 3ª pessoa do plural ou concordar com o pronome pessoal que indica o todo:
Quantos, entre os empregados, estariam dispostos a participar dos festejos?Quantos, entre vós, estaríeis dispostos...
Se o interrogativo estiver no singular, o verbo ficará no singular. Nas orações interrogativas que utilizam quem ou o que, faz-se a concordância com o substantivo ou pronome que vier depois do verbo:
Quem são os clientes?Quem és tu, ó Florentina?Quem sois vós que tanto me aperreias?Que será isso que aconteceu?O que são estragos, defeitos?
Sujeitos ligados por ou e por nem
Se ligados por essas conjunções, o verbo tanto pode ir para o plural como ficar no singular, conforme se queira ou não atribuir a ação a todos os sujeitos:
Ou o Departamento de Vendas ou o de Promoção terá de alterar o comportamento...Nem o Departamento de Vendas nem o de Promoção tiveram de alterar o comportamento.
Se a ação só pode ser atribuída a um deles, o verbo ficará no singular:
Ou o gerente ou o diretor será responsável.
As expressões um ou outro ou nem um nem outro admitem o verbo no singular.
Um ou outro teria de digitar o relatório.Nem uma nem outra respondeu acertadamente à questão.
Já a locução um e outro leva, com freqüência, o verbo no plural:
Um e outro auxiliar de escritório admitiam estar enganados.
Sujeitos ligados por com
Regra geral, o verbo vai para o plural quando a idéia que se quer transmitir é de soma:
O chefe da seção com o gerente recorreram a argumentos de força para estimular seus funcionário.Se se desejar realçar um dos elementos, o verbo poderá ficar no singular.O office-boy, com todos os jovens da empresa, resolveu formar um time de basquete.
Sujeitos ligados por conjunção comparativa
Admitem o verbo tanto no singular como no plural:
Tanto João Crisótomo como Benedito participaram...O serviço, como qualquer produto, deve ter preço justo.
Observe-se que o primeiro elemento foi destacado.
Sujeito expresso por horas
Se aparecer na frase a palavra relógio como sujeito, o verbo ficará no singular:
O relógio deu 15 horas.
O verbo dar deve concordar regularmente com o sujeito expresso:
Deram 10 horas no relógio da matriz.Iam dar 18 horas, quando o diretor reuniu todos os gerentes.
Concordância com o verbo "ser"
Se o sujeito do verbo ser ou parecer for constituído pelos pronomes: isto, isso, aquilo, tudo e o predicativo estiver no plural, o verbo irá para o plural:
Isto são ossos duros de roer.Aquilo pareciam-me bisbilhotices...Eram tudo falcatruas de profissional incompetente.
Se o sujeito designar pessoa, o verbo concordará com ele:
Ela era as alegrias da casa.Jaime foi os terrores de seu bairro.
Se o sujeito é constituído de um substantivo e o verbo ser vem seguido de pronome pessoal, o verbo concordará com o pronome:
Os funcionários mais aplicados somos nós.Os maiores diretores sois vós.Os verdadeiros profissionais são eles.
Nas orações interrogativas com utilização de quem, o verbo concorda com o substantivo ou pronome que lhe segue:
Quem são os profissionais dessa organização?Quem és tu?Quem sós vós?






Concursos e Vestibulares 40 questões com gabarito

01. (CESGRANRIO) Há concordância nominal inadequada em:
a) clima e terras desconhecidas;
b) clima e terra desconhecidos;
c) terras e clima desconhecidas;
d) terras e clima desconhecido;
e) terras e clima desconhecidos.

02. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância nominal, assinale a opção em que a lacuna só pode ser preenchida por um dos termos colocados entre parênteses:
a) cabelo e pupila __________ (negros / negras);
b) cabeça e corpo __________ (monstruoso / monstruosos);
c) calma e serenidade _______ (invejável / invejáveis);
d) dentes e garras __________ (afiados / afiadas);
e) galhos e tronco ___________(seco / secos).

03. (ESAF) Assinale a opção em que a mudança de pessoa verbal provoca erro.
a) Requeremos a pavimentação da rua Vicente de Carvalho. - Requeiro a pavimentação da rua Vicente de Carvalho.
b) Apesar do espaço pequeno, temos certeza de que cabemos aí. - Apesar do espaço pequeno, tenho certeza de que caibo aí.
c) Se não nos precavemos a tempo, seremos ludibriados. - Se não me precavenho a tempo, serei ludibriado.
d) Graças ao seu auxílio, reaveremos os documentos. - Graças ao seu auxílio, reaverei os documentos.
e) Nós valemos tanto quanto acreditamos ser nosso valor. - Eu valho tanto quanto acredito ser meu valor.

04. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que qualquer uma das formas entre parênteses pode completar corretamente a lacuna do enunciado.
a) olhos e cabeceira _________(negro / negros);
b) pastel e empada __________(esborrachada / esborrachados):
c) homens e mulheres _______ (fanático / fanáticas);
d) massa e carne __________ (estragada / estragados);
e) ditos e zombaria _________ (desnecessária / desnecessárias).

05. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que as duas formas entre parênteses podem completar corretamente a lacuna do enunciado:
a) atitudes e hábitos geralmente __________________ (questionado / questionadas);
b) vocabulário e fraseologia restritamente ___________ (utilizados / utilizadas);
c) crítica e objeções inteiramente __________________ (infundados / infundadas):
d) grupos e pessoas linguisticamente _______________ (diferenciados / diferenciadas);
e) segredo e originalidade igualmente ______________ (desejados / desejadas).

06. (ESAF) Assinale a opção que resulta correta após a mudança dos tempos verbais do trecho a seguir:
“Se analisarmos o que aconteceu ao longo deste século, vamos perceber que aquelas características sofreram uma reversão.”
a) Se analisamos o que aconteceu ao longo deste século, perceberíamos que aquelas características sofreram uma reversão.
b) Se analisássemos o que aconteceu ao longo deste século, perceberíamos que aquelas características sofreram uma reversão.
c) Se analisarmos o que aconteceu ao longo deste século, iríamos perceber que aquelas características sofreram uma reversão.
d) Se analisássemos o que aconteceu ao longo deste século perceberemos que aquelas características sofreram uma reversão.
e) Se analisarmos o que aconteceu ao longo deste século, íamos perceber que aquelas características sofreram uma reversão.

07. (EFOA) “...sabe fugir da carrocinha pelas próprias patas”.
Considerando a concordância nominal, o vocábulo destacado na citação acima será empregado no mesmo gênero e número para preenchimento da lacuna em:
a) Ele tem atitude e opinião ___________ .
b) Nós possuímos casas e apartamentos ___________ .
c) Ele defendeu ponto de vista e idéia ___________ .
d) Ela e ele ___________ fizeram o trabalho.
e) Paulo e ela ___________ vieram receber‑me.

08. (Unifor) Na frase: “A madrugada era escura nas moitas de mangue, baixas, meio trêmulas do ventinho frio”, a palavra meio apresenta‑se sob essa forma flexional porque:
a) é um caso de adjetivo que vem antes de vários substantivos, concordando com o mais próximo.
b) concorda com ventinho frio.
c) funciona como advérbio, com valor de um pouco, sendo, portanto, invariável.
d) a concordância se dá com a idéia que a palavra moita encerra ‑ grupo de plantas.
e) se refere a mangue.

09. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:
a) São bastante _________ tais idéias e opiniões sobre o computador. (difundidas)
b) Serão _________ tanto os técnicos quanto as pessoas menos qualificadas. (prejudicados)
c) Tornam‑se muito _________ a área e os meios de atuação dos funcionários. (limitadas)
d) Podem ser neste ponto _________a tarefa dos antigos artesãos e a dos modernos operários. (comparadas)
e) Ficam _________ nas mãos de poucos todos os conhecimentos e habilidades. (concentrados)

10. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:
a) Já foram _________ em várias partes do mundo graves desequilíbrios ecológicos decorrentes da aplicação abusiva de agrotóxicos. (observadas)
b) Nem sempre são _________ em nosso país as normas sobre o emprego de inseticidas industriais. (respeitadas)
c) Por interesses econômicos, têm sido _________ a segundo plano os meios biológicos de proteger a lavoura contra a ação dos insetos. (relegados)
d) Deveriam ser melhor _________ entre nós os métodos e as técnicas de controle biológico de pragas. (divulgados)
e) Podem ficar irremediavelmente _________ tanto a flora quanto a fauna das regiões em que se faz uso intensivo de inseticidas químicos. (prejudicadas)

11. (FURRN) “Meninas, avisem a _________ colegas que vocês _________ é que vão dirigir os ensaios da peça.”
a) vossos – mesmos;
b) seus – mesmas;
c) vossos – mesmas;
d) seus – mesma;
e) vossos – mesmo.

12. (ESAF) Assinale a opção em que ocorre erro de concordância verbal.
a) Em uma economia estatal ou centralmente planejada, a responsabilidade pelas decisões econômicas são centralizadas nas mãos do governo.
b) Os meios de produção ‑ com exceção da mão‑de‑obra ‑ são de propriedade coletiva.
c) A burocracia governamental decida quais são os produtos ‑ e em que quantidade ‑ serão produzidos de acordo com um plano nacional centralizado.
d) Os recursos são alocados entre unidades através do sistema de cotas.
e) Os defensores desse sistema enfatizam os benefícios da sincronização e distribuição de recursos em um todo unificado, evitando o desperdício da duplicação inerente à competição.

(Adaptado de Enciclopédia Compacta de Conhecimentos Gerais ‑ Isto É ‑ p.204 e 205)

13. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre os parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:
a) Devem ser ____ engenho e habilidades daqueles que integram uma mesma comunidade. (coordenadas)
b) Os países pobres e os países ricos possuem recursos e necessidades muito ____ . (diversos)
c) É preciso que Ciência e Tecnologia estejam ____ às aspirações da comunidade. (subordinadas)
d) Em muitos países, estão intimamente ____ o fenômeno científico e o social. (ligados)
e) Os mecanismos e intenções que determinam a pesquisa nos países ricos são erroneamente ____ para os países pobres. (transferidos)

14. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:
a) Nem sempre são _________ ao conhecimento do público as causas e consequências dos acidentes nucleares. (levadas)
b) Animais e plantas de determinada região podem ser acidentalmente _________ pela radiação atômica. (contaminados)
c) Devem ser melhor _________ em nossa terra os recursos hídricos e outras fontes não poluentes de energia. (exploradas)
d) É preciso que a construção e o funcionamento de usinas nucleares sejam _________ por rigorosas normas de segurança. (controlados)
e) Ainda não foram precisamente _________ as vantagens e desvantagens da utilização do átomo como fonte de energia. (avaliadas)

15. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que há ERRO de concordância em relação à norma culta da língua:
a) O professor qualificou de inaceitável aquelas gírias.
b) Valorizem-se os estudos sobre as linguagens especiais.
c) Eis as gírias de que se vai tratar nas próximas aulas.
d) Segue anexa a documentação pedida sobre a linguagem dos estudantes.
e) As gírias ouvidas neste colégio são tais quais as que podemos observar em qualquer grupo de jovens.

16. (Unirio) Em “creio que tal qual aconteceu”, a expressão tal qual não se flexiona. Assinale o exemplo em que há ERRO na concordância de tal qual:
a) Eram pessoas tais qual você.
b) Era pessoa tal quais vocês.
c) Eram pessoas tal qual vocês.
d) As duas pessoas sentiram tal qual fascinação.
e) Quais leões famintos, tais eram as pessoas na fila da merenda.

17. (Mackenzie) Indique a frase em que a palavra só é invariável:
a) Eles partiram sós, deixando‑me para trás aborrecida e bastante magoada.
b) Chegada sós, com o mesmo ar exuberante de sempre.
c) Sós, aquelas moças desapareceram, cheias de preocupações.
d) Aqueles jovens rebeldes provocaram sós essa motivação.
e) Depois de tão pesadas ofensas, prefiro ficar a sós a conviver com essa agressiva companhia.

18. (NCE) Assinale a alternativa correta quanto à concordância.
a) Artistas, escritores e desportistas, na Bahia, promove manifestação em favor do candidato.
b) Dona flor e seus dois maridos, sucesso de bilheteria, voltam à tela depois de vinte e cinco anos.
c) Companhias de cerveja deverão trocar amigos sertanejos e baixinhos por loiras e morenas, as chamadas musas etílicas.
d) Com a queda do regime, as mulheres ficaram meias perdidas com as novas regras.
e) O roqueiro e a artista conseguiu transformar o evento num grande espetáculo.

19. (FEC) No trecho “O presidente Fernando Henrique Cardoso viu derrotada (...) a proposta brasileira...” foi feita de modo correto a concordância nominal. O mesmo não se pode dizer sobre a frase:
a) Devem ser melhor exploradas em nossa terra os recursos naturais e outras fontes renováveis de energia.
b) Nem sempre são reveladas ao conhecimento do público as razões e os procedimentos geradores de problemas ambientais.
c) Animais e plantas de determinada região podem ser acidentalmente contaminados pelos gases poluídos da atmosfera.
d) É preciso que a construção e o funcionamento de usinas termoelétricas sejam controlados por rigorosas normas de segurança.
e) Ainda não foram precisamente avaliadas as vantagens e as desvantagens da utilização do átomo como fonte de energia.

20. (Unisinos) O caso de concordância nominal inaceitável aparece em:
a) Nunca houve divergências entre mim e ti.
b) Ele tinha o corpo e o rosto arranhados.
c) Recebeu o cravo e a rosa perfumado.
d) Tinha vãs esperanças e temores.
e) É necessário certeza.

21. (PUC) Assinale a seqüência que completa estes períodos:
I. Ela _________ disse que não iria.
II. Vão ________ os livros.
III. A moça estava _________ aborrecida.
IV. É _________ muita atenção para atravessar a rua.
V. Nesta aula, estudam a terceira e a quarta ____ do primeiro grau.
a) mesmo ‑ anexos ‑ meia ‑ necessário ‑ série.
b) mesma ‑ anexos - meio ‑ necessária ‑ séries.
c) mesmo - anexo - meio ‑ necessário ‑ séries.
d) mesma ‑ anexos - meio ‑ necessário ‑ séries.
e) mesma - anexos - meia ‑ necessário ‑ séries.

22. (Fatec) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase abaixo:
“É ________ discussão entre homens e mulheres ________ ao mesmo ideal, pois já se disse ________ vezes que da discussão, ainda que ________ acalorada, nasce a luz”.
a) bom ‑ voltados ‑ bastantes ‑ meio.
b) bom ‑ voltadas ‑ bastante ‑ meia.
c) boa - voltadas ‑ bastantes ‑ meio.
d) boa - voltados ‑ bastante ‑ meia.
e) bom ‑ voltadas ‑ bastantes ‑ meia.

23. (UFSM) Considerando a concordância nominal, assinale a frase correra:
a) Ela mesmo confirmou a realização do encontro.
b) Foi muito criticado pelos jornais a reedição da obra.
c) Ela ficou meia preocupada com a notícia.
d) Muito obrigada, querido, falou‑me emocionada.
e) Anexo, remeto‑lhes nossas últimas fotografias.

24. (NCE) O período “Vossa Excelência não deve fazer prevalecer os seus interesses sobre os de vossos eleitores” foi usado por um deputado para criticar um colega de parlamento. Quanto aos pronomes que compõem a forma de tratamento do período, pode‑se afirmar que:
a) estão todos corretos;
b) está incorreto o emprego do possessivo vossos;
c) está incorreto o emprego do pronome de tratamento Vossa Excelência, para um deputado;
d) está incorreto o emprego do possessivo seus;
e) estão todos incorretos.

25. (UFF) Assinale a opção em que ocorre ERRO de concordância nominal:
a) Parecia meio aborrecida a mulher de mestre Amaro.
b) Pagando cem mil‑réis, ele estaria quites com o velho.
c) O seleiro sentiu o papel e a nota novos no bolso.
d) Floridos montes e várzeas se sucediam na paisagem.
e) Os partidos de cana mostravam tonalidades verde-­esmeralda.

26. (Unirio) Assinale a opção em que a concordância nominal contraria a norma culta da língua:
a) Uso louça e copo velhos.
b) Uso louça e copo velho.
c) Uso copo e louça velhos.
d) Uso copo e louça velha.
e) Uso copo e louça velhas.

27. (Unirio) Assinale o item em que se observa incorreção no emprego do verbo:
a) Existiam em redor cavaleiros palradores.
b) Devia haver sol e mormaço.
c) Haviam muitas aves e plantas.
d) Faz alguns momentos que eu descansara.
e) Fazia cinco horas que eu estava viajando.

28. (NCE) Assinale a opção em que a concordância verbal está correta.
a) Constatara que não havia dois navios iguais.
b) Era bastante impecáveis alguns barcos.
c) Estava faltando apenas duas lanchas.
d) Vão fazer muitos anos que deixou a agência.
e) Só lhe interessava cargueiros de grande porte.

29. (NCE) Coloque C ou I nos parênteses, conforme a concordância nominal esteja correta ou incorreta.
( ) Barcaça e veleiro novos.
( ) Barcaças e veleiro novos.
( ) Veleiro e barcaça novo.
Marque a seqüência correta.
a) C – C – C.
b) C – C – I.
c) C – I – I.
d) I – C – C.
e) I – I – C.

30. (UFF) Assinale a opção em que a norma culta da língua admite só uma concordância verbal:
a) A maioria das pessoas, aqui, não sabe do que está falando.
b) Um e outro protestaram contra a derrubada de eucaliptos.
c) Defendiam o meio ambiente a comunidade e o vigário.
d) Não faz falta nenhuma o eucalipto e os cupins.
e) Iam dar seis horas no relógio da praça.

31. (Unirio) Em que item há um erro de concordância verbal:
a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso.
b) Eu com o meu amigo Paulo entramos na sociedade.
c) Fazem dois meses que o visitei.
d) Fui eu quem apresentei esta solução.
e) Não podem existir muitos candidatos a esse ponto.

32. (NCE) Quanto à concordância verbal, está incorreta de acordo com o padrão escrito da língua a frase:
a) Havia ainda duas pessoas para serem atendidas;
b) Decorreram seis meses desde a contratação do último funcionário;
c) Já soou meio‑dia no relógio da torre;
d) Seguiu no mesmo malote as duas correspondências extraviadas;
e) Cabem à pessoa interessada as novidades publicadas sobre o concurso.

33. (UFF) Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas da frase a seguir:
“Sempre _____________ pessoas que se _____________ a _____________ o domínio do cangaço.”
a) houve / disporam / refreiar.
b) houve / dispuseram / refrear.
c) houveram / disporam / refrearem.
d) houveram / dispureram / refreiaram.
e) haviam / dispunham / refrear.

34. (CESGRANRIO) Assinale a concordância verbal ERRADA:
a) Já é uma hora da tarde, e ele ainda não chegou.
b) Fazia três anos que ele viajara para Belém.
c) Na reunião só havia cinco representantes do Sindicato.
d) Deve existir pelo menos mais de três documentos guardados.
e) Qual dos três cientistas ganhará o prêmio este ano?

35. (PUC) Levando‑se em conta a NORMA CULTA da língua, assinale a opção na qual uma das frases apresenta uma concordância verbal INACEITÁVEL.
a) Já é uma hora da tarde. - Já são duas horas da tarde.
b) Deve haver alguma solução para o caso. - Deve haver várias soluções para o caso.
c) Falta um dia para o início das aulas. - Faltam dez dias para o início das aulas.
d) A maioria dos alunos não reclamou do calor. - A maioria dos alunos não reclamaram do calor.
e) Apareceu ao longe um vulto assustador. - Apareceu ao longe vultos assustadores.

36. (UFG) Assinale a única frase que se preenche corretamente apenas com a primeira forma verbal entre parênteses.
a) Muitos de nós __________ pela alfabetização dos povos. (lutam ‑ lutamos)
b) A maioria dos indivíduos __________ com uma vida digna. (sonha ‑ sonham)
c) __________ ‑se, antigamente a leis extremamente severas. (Obedecia ‑ Obedeciam)
d) __________ da ignorância o subdesenvolvimento e a miséria. (Nasce ‑ Nascem)
e) __________ ‑se lado a lado a miséria e a doença. (Encontra ‑ Encontram)

37. (FURRN) Ora, ______ meses que não ______ na escola fatos como aquele que até agora nos ______ .
a) faz – ocorrem – perturbam.
b) fazem – ocorre – perturbam.
c) fazem – ocorre – perturba.
d) faz – ocorre – perturbamos.
e) faz – ocorrem – perturba.

38. (UFPE) Marque a alternativa em que a concordância verbal contraria a norma culta:
a) Ouviram‑se as notícias mais desencontradas.
b) Trata‑se de questões muito sérias.
c) Faziam anos que o país não escolhia democraticamente o presidente.
d) Poderá haver comentários positivos quanto à eleição.
e) Deveriam existir situações menos constrangedoras.

39. (UEBA) A alternativa em que o verbo entre parênteses deve ficar obrigatoriamente na terceira pessoa do singular é:
a) (Chover) confetes na festa de aniversário de Maria.
b) Tu não (dever) te preocupar com a vida dos outros.
c) (Acontecer) coisas estranhas naquela festa.
d) No tempo de Cristo (haver) muitas pessoas incrédulas.
e) Não (restar) mais dúvidas sobre a autoria do crime.

40. (FURG) Indique a alternativa que preenche adequadamente as lacunas da frase:
“_________ anos que o homem se pergunta: se não _________ medos, como _________ esperanças?”
a) Faz – houvesse – existiriam.
b) Fazem – houvesse – existiriam.
c) Fazem – houvessem – existiriam.
d) Faz – houvesse – existia.
e) Faz – houvessem – existiria.




QUESTÕES DE CONCURSO

01) A alternativa em que a lacuna pode ser preenchida por qualquer uma das duas formas verbais colocadas entre parênteses é a seguinte:
a) A maioria dos jogadores não se ...................... durante o jogo (empenhou/empenharam).
b) Eu e meus colegas, após o término das aulas, ................. na sala para uma reunião (permaneceremos/permanecerão).
c) O poeta X ou o romancista Y ................... para a vaga da Academia (será eleito/serão eleitos).
d) Amigos, parentes, colegas, ninguém o .................. sobre os riscos da viagem (alertou/alertaram).
e) Tu é que ................. escolher o filme (deve/deves).

02) Assinale a opção que completa adequadamente as lacunas .................... dez horas, quando ................... os portões do estádio.
a) soava - puderam serem abertos.
b) soavam - pôde ser aberto
c) soavam - puderam serem abertos
d) soava - pôde serem abertos
e) soavam - puderam ser abertos

03) Assinale a opção que completa adequadamente as lacunas Por serem tão ......................... as condições de transporte, bem ........................ atrasos na entrega das intimações.
a) precários - podem haver
b) precárias - podem haver
c) precárias - pode haverem
d) precárias - pode haver
e) precários - pode haver

Assinale a opção incorreta nos exercícios 04 e 05.
04) a) Não serei eu um dos que cruzarão os braços.
b) Não serei eu um dos que cruzará os braços.
c) Muitos de vós conseguireis vencer os Vestibulares.
d) Muitos de vós conseguirão a bolsa-de-estudo?
e) Algum de vós conseguirão vencer o Vestibular?

05) a) Os Estados Unidos não só desenvolveram a indústria, mas também incentivaram enormemente a agricultura.
b) Sou eu quem escreve; mas sois vós quem lerá.
c) Eu, que escrevo, vós, que lereis, teremos méritos iguais?
d) Quaisquer de vós sereis barrados na fronteira.
e) Qualquer de vós seriam barrados na fronteira.

06) Dê a concordância verbal correta.
a) Foi aí que todos entramos na sala.
b) As pessoas se esquecem de mandarem mensagens aos amigos.
c) Cada um dos alunos receberam seus cadernos.
d) Três mil cruzeiros são pouco pelo serviço.
e) Não me consta tais informações.

07) Em que item há erro de concordância verbal:
a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso.
b) Eu com o meu amigo Paulo entramos na sociedade.
c) Fazem dois meses que o visitei.
d) Fui eu quem apresentei esta solução.
e) Não podem existir muitos candidatos a esse ponto.

08) Levando-se em conta a NORMA CULTA da língua, assinale a opção na qual uma das frases apresentam uma concordância verbal INACEITÁVEL.
a) Já é uma hora da tarde. / Já são duas horas da tarde.
b) Deve haver alguma solução para o caso. / Deve haver várias soluções para o caso.
c) Falta um dia para o início das aulas. / Faltam dez dias para o início das aulas.
d) A maioria dos alunos não reclamou do calor. / A maioria dos alunos não reclamaram do calor.
e) Apareceu ao longe um vulto assustador. / Apareceu ao longe vultos assustadores.

09) AGENTE DE POLÍCIA CIVIL – RJ – NCE – 2005.
A frase do texto que apresenta uma dupla possibilidade de concordância verbal é:
a) “...o número de turistas no Rio de Janeiro dobrou...”;
b) “...não há um esquema eficaz de inteligência nem estrutura técnica adequada para seguir pistas”;
c) “...quase 40% dos que chegam...”;
d) “...nem o que percebem os assaltantes”;
e) “...que apresentam o Rio e outras grandes cidades brasileiras”.

10) ANALISTA ADMINISTRATIVO – BNDES – 2005 – NCE.
A língua portuguesa e os conhecimentos matemáticos nem sempre estão de acordo. A frase abaixo em que a concordância verbal contraria a lógica matemática é:
a) 50% da torcida brasileira gostaram da seleção;
b) mais de três jornalistas participaram da entrevista;
c) menos de dois turistas deixaram de participar do passeio;
d) são 16 de outubro;
e) participaram do congresso um e outro professor.

11) AGE- MS - ECONOMISTA – 2005- NCE
“...especialmente nas redes federal e estadual de São Paulo”; o mesmo tipo de concordância que ocorre entre “redes” e “federal e estadual” repete-se em:

a) primeira e segunda séries;
b) faculdade e escola particulares;
c) aluno e aluna carentes;
d) intenso estudo e trabalho;
e) mês e semana trabalhosa.

12) Governo do Estado da Bahia/Soldado da PM - FCC – 2007.
As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na frase:

a) Todo aquele que se previne, quaisquer que sejam os problemas a enfrentar, têm mais aptidão para solucioná-los.
b) A reação a manifestações localizadas de extrema violência não implicam o emprego de uma violência proporcional e indiscriminada.
c) É preciso que se valorize na justa medida os laços de confiança que devem haver entre os policiais e a população.
d) Que aos nossos olhos não represente o outro uma permanente ameaça, mas um desejável aliado.
e) Os resultados que se obtém com a prevenção são, comprovadamente, os mais eficazes.

13) TRF 4ª Região /Analista Judiciário – Área Judiciária – FCC - 2007.
As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na frase:

a) A nem todos os pais são dados reconhecer que filmes e romances constituem elementos vitais para a formação dos filhos.
b) Ainda que não tivesse outros méritos, as ficções sempre apresentariam a diversidade do mundo e constituiriam um repertório do possível.
c) Sejam num ensaio ou num documentário, a caracterização de valores étnicos representam-se de modo distinto do das ficções.
d) Para além das diferenças étnicas que pode um ensaio revelar, há aquela semelhança humana que somente às ficções cabe dar viva expressão.
e) O respeito pelas ficções, que o autor reconhece na formação que lhe deram seus pais, viriam a inspirá-lo na educação de seus filhos.

14) MPU /Técnico – Área Administrativa – FCC - 2007.
A concordância verbal está plenamente respeitada na frase:

a) Nem a banana, nem a laranja, nem a batata, nenhum desses vegetais escolheria morrer, se lhes fosse dada uma escolha.
b) Não devem aliviar os vegetarianos a presunção de que eles não matam nada para comer.
c) Os fios de uma laboriosa e artística teia de aranha costuma enredar fatalmente um inseto desprevenido.
d) Atribuem-se às aranhas um comportamento cruel, como se elas pudessem escolher qualquer outro.
e) Entre as leis que regulam a vida natural, competem- nos obedecer, em primeiro lugar, à da própria sobrevivência.

15) TRE MS/Analista Judiciário- especialidade análise de sistemas – FCC – 2007.
A concordância verbal está plenamente respeitada na frase:

a) O enfoque nas soluções únicas dos problemas que enfrentamos empobrecem, quase sempre, a qualidade mesma do raciocínio.
b) São as possibilidades de enfoques alternativos o que importam nas operações que levam a soluções múltiplas.
c) Tanto na leitura como na escrita, levem-se em conta as variáveis de interpretação, que aprofundam o sentido do texto.
d) Construir prédios escolares não implicam mais do que acréscimos de espaço material para as atividades de ensino.
e) Admitir as imprecisões e as ambigüidades de forma alguma constituem, para o autor, qualquer entrave para os caminhos de raciocínio.

16) Assinale a opção correta.
a) Devemos analisar os defeitos e as virtudes verdadeiras.
Devemos analisar os defeitos verdadeiros e as virtudes verdadeiras.
b) O pivete não tem ação e julgamento éticos.
O pivete não tem julgamento e ação éticas.
c) Eram doentias o crime e a brutalidade.
O crime e a brutalidade eram doentios.
d) A senhora e o adolescente eram violentos.
A senhora e a adolescente eram violentos.
e) Ela pesquisa o comércio e a finança brasileiros.
Ela pesquisa as finanças e o comércio brasileiras.

17) Dê a opção com erro.
a) Vocês estão meio cansadas.
b) Estou vendo sete meias laranjas.
c) Eles saíram meios constrangidos.
d) Não gosto de meias verdades.
e) Portas meio abertas.


18) Há erro na concordância de um item.
a) Todos estávamos alerta, no quartel.
b) Eu já estou quites com as mensalidades.
c) Há menos pessoas aqui, nesta noite.
d) Um e outro advogado são hábeis.
e) Uma e outra resposta está correta.

19) Dê a opção com erro.
a) Água mineral é bom à saúde.
b) Paulo é as delícias do pai.
c) É necessário prudência.
d) Mestre e alunos estavam preocupados.
e) Arnica é ótima no caso.

20) Dê a opção incorreta quanto à concordância nominal:
a) O bilhete e as cartas estavam anexos ao processo.
b) Vão anexas os documentos.
c) Seguem anexas as cópias.
d) Os documentos devem ser enviados anexos à carta.
e) Remetemos anexas as provas.

21) Dê a concordância incorreta.
a) V. Exa. é muito generoso.
b) Mais de um jornal comentou o jogo.
c) Elaborou-se ótimos planos.
d) Eu e minha família fomos ao mercado.

22) Uma das alternativas abaixo apresenta erro de concordância nominal. Assinale-a.
a) Possuo um e outro sapato ressolado.
b) Água mineral é boa para a saúde.
c) Encontrei abertas as portas e o portão.
d) São fatos o mais possível reais.
e) É proibido entrada a pessoas estranhas.

23) Assinale a alternativa em que a concordância nominal não está correta.
a) Quando estão juntos comigo, esses meninos são uns anjinhos.
b) As mulheres sempre chegavam primeiro que os homens disparado.
c) Quero jogadores tão jovens quanto possível.
d) Ela é meia complicada.
e) São precisos muitos exercícios para aprender isso.

24) “Torna-se ...................., para o povo brasileiro, a percepção de que um estudo profundo se faz preciso, haja .................... os índices altos da criminalidade no país.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas.
a) necessário - vistos
b) necessário - visto
c) necessária - vista
d) necessário - vista
e) necessária - vista

25) Indique a frase em que a palavra SÓ é invariável.
a) Elas partiram sós, deixando-me para trás aborrecida e bastante magoada.
b) Chegaram sós, com o mesmo ar exuberante de sempre.
c) Sós, aquelas moças desapareceram, cheias de preocupações.
d) Aqueles jovens rebeldes provocaram sós essa movimentação.
e) Depois de tão pesadas ofensas, prefiro ficar a sós a conviver com essa agressiva companhia.

26) TÉCNICO ADMINISTRATIVO - ADVOCACIA- GERAL DA UNIÃO – NCE 2007.
A frase abaixo com um ERRO de concordância (nominal ou verbal) é:
a) No anúncio da ótica, o óculos estava quebrado;
b) As crianças, por si mesmas, decidiram rabiscar o cartaz;
c) O anunciante era um dos que deveriam falar naquele congresso;
d) Nosso melhor guia devem ser a honra e o dever;
e) O bando de crianças mancharam os cartazes da feira.

27) ANS Suplementar/ Téc.em Regulação de saúde suplementar - FCC - 2007.
A concordância verbo-nominal está inteiramente correta na frase:

a) O desenvolvimento de técnicas de produção e de distribuição de alimentos permitiu a expansão da espécie humana em todo o planeta.
b) Ocorreu mudanças expressivas, ao longo dos tempos, na relação do homem com os alimentos, que foi se tornando mais variados e disponíveis.
c) Os hábitos alimentares, parte significativa da cultura de cada país, tornou-se uma das principais atividades econômicas do homem.
d) Com o início da agricultura, a tarefa de conseguir alimentos passaram a exigir menos esforço e os períodos de escassez de comida foi menos freqüente.
e) A visão de uma cesta repleta de pães quentinhos são tão apetitosos que fica difícil resistir à tentação de comer mais que o necessário.

28) TRE PB/ Analista Judiciário - especialidade contabilidade - FCC - 2007.
A concordância verbo-nominal está inteiramente correta na frase:

a) Segundo alguns cientistas, as mais brilhantes fórmulas da física ou da biologia é comparável ao que de melhor foi feito na literatura do século XX.
b) O princípio da economia aproxima a poesia, com seu inigualável poder de síntese, das equações matemáticas, que resumem grande quantidade de informações.
c) Nem sempre as informações que se encontra disponível para um cientista pode orientá-lo na busca de soluções para o problema que tentam resolver.
d) Cientistas, em toda a História, defende a idéia de que tanto a estética científica quanto a artística se caracteriza pela busca da ordem em seu mais alto grau.
e) A emoção é um dos ingredientes mais importantes da estética científica, embora se pensem que deve estar distantes dos objetivos dos pesquisadores.

29) TRF 4ª Região /Técnico Judiciário – Espec. Informática – FCC – 2007.
A concordância verbo-nominal está inteiramente correta na frase:

a) Sistemas integrados de arrecadação e controle da visitação pública deve ser instalada em todos os parques nacionais.
b) Nações, mesmo de extensão menor que a do Brasil, está se tornando um dos destinos preferidos de turismo internacional.
c) O Brasil exibe um enorme potencial turístico, com suas belezas naturais, que não se encontra devidamente explorado.
d) A presença de turistas em áreas protegidas pelo Ibama, que permanece sem planos de conservação, são irregulares.
e) O Brasil tem vários parques nacionais, mas é poucos os que estão oficialmente abertos à visitação de turistas, nacional ou internacional.

30) TRE MS/Técnico Judiciário - área administrativa – FCC - 2007
A concordância verbo-nominal está inteiramente correta na frase:

a) Observa-se, na Amazônia, algumas clareiras de desmatamento, que parece surgir sem ligação com a presença humana, embora possam ser avistadas áreas de pastagens.
b) Imagens de satélites indica a existência de enormes áreas de pastagens em locais onde era antes apenas matas de transição, entre a floresta fechada e o cerrado.
c) Pequenos animais da floresta, assim como os pássaros, é vetor que disseminam sementes, indispensável para a permanência da mata principal.
(d) Parques indígenas da Amazônia oferece vasta extensão de mata preservada, que se tornam de grande interesse para a conservação da biodiversidade.
(e) Nas áreas desmatadas para a abertura de pastos e depois abandonadas, arbustos formam uma variada mata secundária, à medida que as invadem.

31) TRF / 4º região - Técnico Judiciário - Área Administrativa – FCC- 2007.
A concordância verbo-nominal está inteiramente correta na frase:
a) Em todas as épocas, ocorreram ataques de elefantes em várias regiões, porém a média de pessoas expostas a eles era quase insignificante.
b) O sentimento familiar entre manadas de elefantes são intensos, e muitas vezes os ataques de um animal constitui reação a uma iniciativa humana.
c) Elefantes que desenvolvem comportamento agressivo acaba abatidos a tiro para que se evite os ataques a pessoas e a propriedades.
d) Imagens do cérebro de elefantes apresentadas em estudo recente apontou a importância do convívio com animais mais velhos durante a infância.
e) Nos últimos anos, na Índia, foi morta mais de 500 pessoas, atacadas por elefantes em fúria, aparentemente explicáveis por stress pós-traumático.

32) TC / Paraíba - Agente de Documentação – FCC – 2006.
A concordância verbo-nominal está inteiramente correta na frase:

a) No século XX, a produção em massa permitiu que objetos, antes de posse restrita a reis, fossem acessíveis a toda a população.
b) Sempre existiu colecionadores de objetos, que exerce maior poder de atração sobre pessoas quanto mais estranho ele é.
c) No século XIX, foi dividido as áreas temáticas da ciência, surgindo então os colecionadores especializados em reunir um único tipo de objetos.
d) Permaneceu imutável por séculos as razões que levam algumas pessoas a colecionar objetos, algumas delas de gosto duvidoso.
e) O costume de enviar marinheiros pelo mundo para encontrar objetos exóticos mudaram a paisagem de alguns países e modernizaram a Europa.