domingo, 12 de julho de 2009

Apostila de Regência Nominal e Verbal.

Roteiro Aluno
Regência Verbal
A regência estuda a relação existente entre os termos de uma oração ou entre as orações de um período.
A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos. Na realidade o que estudamos na regência verbal é se o verbo é transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto ou intransitivo e qual a preposição relacionada com ele.
Verbos Transitivos Diretos Verbos Transitivos Indiretos Verbos Transitivos Diretos e Indiretos Verbos Intransitivos
VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS
São verbos que indicam que o sujeito pratica a ação, sofrida por outro elemento, denominado objeto direto. Por essa razão, uma das maneiras mais fáceis de se analisar se um verbo é transitivo direto é passar a oração para a voz passiva, pois somente verbo transitivo direto admite tal transformação, além de obedecer, pagar e perdoar, que, mesmo não sendo VTD, admitem a passiva.
O objeto direto pode ser representado por um substantivo ou palavra substantivada, uma oração (oração subordinada substantiva objetiva direta) ou por um pronome oblíquo. Os pronomes oblíquos átonos que funcionam como objeto direto são os seguintes: me, te, se, o, a, nos, vos, os, as. Os pronomes oblíquos tônicos que funcionam como objeto direto são os seguintes: mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, eles, elas. Como são pronomes oblíquos tônicos, só são usados com preposição, por isso se classificam como objeto direto preposicionado.
EU PROCURO UM GRANDE AMOR VTD OD
Vamos à lista, então, dos mais importantes verbos transitivos diretos: Há verbos que surgirão em mais de uma lista, pois têm mais de um significado e mais de uma regência.
Aspirar será VTD, quando significar sorver, absorver. Como é bom aspirar a brisa da tarde.
Visar será VTD, quando significar mirar ou dar visto. O atirador visou o alvo, mas errou o tiro.
Agradar será VTD, quando significar acariciar ou contentar. A garotinha ficou agradando o cachorrinho por horas.
Querer será VTD, quando significar desejar, ter a intenção ou vontade de, tencionar.. Sempre quis seu bem.Quero que me digam quem é o culpado.
Chamar será VTD, quando significar convocar. Chamei todos os sócios, para participarem da reunião.
Implicar será VTD, quando significar fazer supor, dar a entender; produzir como conseqüência, acarretar. Os precedentes daquele juiz implicam grande honestidade.Suas palavras implicam denúncia contra o deputado.
Desfrutar e Usufruir são VTD sempre. Desfrutei os bens deixados por meu pai.Pagam o preço do progresso aqueles que menos o desfrutam.
Namorar é sempre VTD. Só se usa a preposição com, para iniciar Adjunto Adverbial de Companhia. Esse verbo possui os significados de inspirar amor a, galantear, cortejar, apaixonar, seduzir, atrair, olhar com insistência e cobiça, cobiçar. Joanilda namorava o filho do delegado.O mendigo namorava a torta que estava sobre a mesa.Eu estava namorando este cargo há anos.
Compartilhar é sempre VTD.Berenice compartilhou o meu sofrimento.
Esquecer e Lembrar serão VTD, quando não forem pronominais, ou seja, caso não sejam usados com pronome, não serão usados também com preposição. Esqueci que havíamos combinado sair.Ela não lembrou o meu nome.
VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS
São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. O complemento é denominado OBJETO INDIRETO. O objeto indireto pode ser representado por um substantivo, ou palavra substantivada, uma oração (oração subordinada substantiva objetiva indireta) ou por um pronome oblíquo. Os pronomes oblíquos átonos que funcionam como objeto indireto são os seguintes: me, te, se, lhe, nos, vos, lhes. Os pronomes oblíquos tônicos que funcionam como objeto indireto são os seguintes: mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, eles, elas.
EU GOSTO DE BEIJAR VTI OI

Vamos à lista, então, dos mais importantes verbos transitivos indiretos: Há verbos que surgirão em mais de uma lista, pois têm mais de um significado e mais de uma regência.
VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS, COM A PREPOSIÇÃO. A:
Aspirar será VTI, com a prep. a, quando significar almejar, objetivar.. Aspiramos a uma vaga naquela universidade.
Visar será VTI, com a prep. a, quando significar almejar, objetivar. Sempre visei a uma vida melhor.
Agradar será VTI, com a prep. a, quando significar ser agradável; satisfazer. Para agradar ao pai, estudou com afinco o ano todo.
Querer será VTI, com a prep. a, quando significar estimar. Quero aos meus amigos, como aos meus irmãos.
Assistir será VTI, com a prep. a, quando significar ver ou ter direito. Gosto de assistir aos jogos do Santos.Assiste ao trabalhador o descanso semanal remunerado.
Custar será VTI, com a prep. a, quando significar ser difícil. Nesse caso o verbo custar terá como sujeito aquilo que é difícil, nunca a pessoa, que será objeto indireto.
VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS
São os verbos que possuem os dois complementos - OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO. CHAMEI À ATENÇÃO DO MENINO, POIS ESTAVA CONVERSANDO DURANTE A AULA. VTDI Objeto Direto Objeto indireto
Obs.: A expressão Chamar a atenção de alguém não significa repreender, e sim fazer se notado. Por exemplo: O cartaz chamava a atenção de todos que por ali passavam.
VERBOS INTRANSITIVOS
São os verbos que não necessitam de complementação. Sozinhos, indicam a ação ou o fato.
AS MARGARIDAS MORRERAM.
Regência Verbal
É a parte da Gramática Normativa que estuda a relação entre dois termos, verificando se um termo serve de complemento a outro. A palavra ou oração que governa ou rege as outras chama-se regente ou subordinante; os termos ou oração que dela dependem são os regidos ou subordinados. Ex.: Aspiro o perfume da flor. (cheirar)/ Aspiro a uma vida melhor. (desejar)
Regência Verbal
1- Chegar/ ir – deve ser introduzido pela preposição a e não pela preposição em.Ex.: Vou ao dentista./ Cheguei a Belo Horizonte.
2- Morar/ residir – normalmente vêm introduzidos pela preposição em.Ex.: Ele mora em São Paulo./ Maria reside em Santa Catarina.
3- Namorar – não se usa com preposição.Ex.: Joana namora Antônio.
4- Obedecer/ desobedecer – exigem a preposição a.Ex.: As crianças obedecem aos pais./ O aluno desobedeceu ao professor.
5-Simpatizar/ antipatizar – exigem a preposição com.Ex.: Simpatizo com Lúcio./ Antipatizo com meu professor de História.
Estes verbos não são pronominais, portanto, são considerados construções erradas quando os mesmos aparecem acompanhados de pronome oblíquo: Simpatizo-me com Lúcio./ Antipatizo-me com meu professor de História.
6- Preferir - este verbo exige dois complementos sendo que um usa-se sem preposição e o outro com a preposição a.Ex.: Prefiro dançar a fazer ginástica.
Segundo a linguagem formal, é errado usar este verbo reforçado pelas expressões ou palavras: antes, mais, muito mais, mil vezes mais, etc.Ex.: Prefiro mil vezes dançar a fazer ginástica.
Verbos que apresentam mais de uma regência
1 - Aspirara- no sentido de cheirar, sorver: usa-se sem preposição. Ex.: Aspirou o ar puro da manhã.b- no sentido de almejar, pretender: exige a preposição a. Ex.: Esta era a vida a que aspirava.
2 - Assistira) no sentido de prestar assistência, ajudar, socorrer: usa-se sem preposição. Ex.: O técnico assistia os jogadores novatos.b) no sentido de ver, presenciar: exige a preposição a.Ex.: Não assistimos ao show.c) no sentido de caber, pertencer: exige a preposição a.Ex.: Assiste ao homem tal direito.d) no sentido de morar, residir: é intransitivo e exige a preposição em.Ex.: Assistiu em Maceió por muito tempo.
3 - Esquecer/lembrara- Quando não forem pronominais: são usados sem preposição. Ex.: Esqueci o nome dela.
b- Quando forem pronominais: são regidos pela preposição de.Ex.: Lembrei-me do nome de todos.
4 - Visara) no sentido de mirar: usa-se sem preposição. Ex.: Disparou o tiro visando o alvo.b) no sentido de dar visto: usa-se sem preposição. Ex.: Visaram os documentos.c) no sentido de ter em vista, objetivar: é regido pela preposição a.Ex.: Viso a uma situação melhor.
5 - Querera) no sentido de desejar: usa-se sem preposição. Ex.: Quero viajar hoje.b) no sentido de estimar, ter afeto: usa-se com a preposição a. Ex.: Quero muito aos meus amigos.
6 - Procedera) no sentido de ter fundamento: usa-se sem preposição.Ex.: Suas queixas não procedem.b) no sentido de originar-se, vir de algum lugar: exige a preposição de.Ex.: Muitos males da humanidade procedem da falta de respeito ao próximo.c) no sentido de dar início, executar: usa-se a preposição a.Ex.: Os detetives procederam a uma investigação criteriosa.
7 - Pagar/ perdoara) se tem por complemento palavra que denote coisa: não exigem preposição. Ex.: Ela pagou a conta do restaurante.b) se tem por complemento palavra que denote pessoa: são regidos pela preposição a. Ex.: Perdoou a todos,
8 - Informara) no sentido de comunicar, avisar, dar informação: admite duas construções:
1) objeto direto de pessoa e indireto de coisa (regido pelas preposições de ou sobre). Ex.: Informou todos do ocorrido. 2) objeto indireto de pessoa ( regido pela preposição a) e direto de coisa. Ex.: Informou a todos o ocorrido.
9 - Implicara) no sentido de causar, acarretar: usa-se sem preposição.Ex.: Esta decisão implicará sérias conseqüências.
b) no sentido de envolver, comprometer: usa-se com dois complementos, um direto e um indireto com a preposição em.Ex.: Implicou o negociante no crime.
c) no sentido de antipatizar: é regido pela preposição com.Ex.: Implica com ela todo o tempo.
10- Custara) no sentido de ser custoso, ser difícil: é regido pela preposição a. Ex.: Custou ao aluno entender o problema.b) no sentido de acarretar, exigir, obter por meio de: usa-se sem preposição. Ex.: O carro custou-me todas as economias.c) no sentido de ter valor de, ter o preço: usa-se sem preposição.Ex.: Imóveis custam caro
Regência Nominal
Alguns nomes (substantivos, adjetivos e advérbios) são comparáveis aos verbos transitivos indiretos: precisam de um complementoO complemento nominal é para o nome o que o objeto indireto é para o verbo, e apresenta regência. (Assim como os verbos, alguns nomes apresentam mais de uma regência)
acessível a, para, por
adequado a, com, para
afável com, para com
alheio a
amoroso com, para, para com
análogo a
ansioso de, por
anterior a
aparentado com
apto para, a
atentado a, contra
atento a, em, para
avaro de
aversão a, para, por
avesso a, de, em
ávido de
bacharel em
benefício a
bom para
capaz de, para
cego a
certo de
cheiro a, de
cobiçoso de
comum a, de
conforme a, com
constante em
contente com, de, em, por
contemporânea de, a
contíguo a
contrário a
cruel com, para com
cuidadoso com
cúmplice em, de
curioso de, por
desatento a
descontente com
desejoso de
desfavorável a
desleal a
devoto a, de
devoção a, para com, por
diferente de
difícil de
digno de
diligente em, para
ditoso com
diverso de
doce a
dócil a
dotado de
doutor em
duro de
dúvida acerca de, em, sobre
empenho de, em, por
entendido em
erudito em
escasso de
essencial para
estranho a
exato em
fácil a, de, para
favorável a
falho de, em
feliz com, de, em, por
fértil de, em
fiel a
firme em
forte de, em
fraco para, com, de, em
furioso com, de
grato a
hábil em
habituado em
horror a
hostil a, para com
ida a
idêntico a
imediato a
impaciência com
imune a, de
importante contra, para
impróprio para
inábil para
inacessível para, a
incapaz de, para
incompatível com
incompreensível para
inconstante em
incrível a, para
inédito a
indeciso em
indiferente a
indigno de
indulgente para, para com
inerente a
insensível a
intolerante com, para com
leal a
lento em
liberal com
maior de
mau com, para com
menor de
morada em
natural a, de, em
necessário a, em, para
negligente em
nobre de, em, por
nocivo a
obediente a
obsequioso com
orgulhoso com, para com
parco em, de
parecido a, com, em
passível de
peculiar a, de
perito em
pernicioso a
pertinaz em
piedade com, de, para, para com, por
pobre de
poderoso para, com
possível de
posterior a
proeminência sobre
prestes a, para
prodígio de, em
pronto para, em
propício a, para
propínquo de
próprio para, de
proveitoso a
próximo a, de
querido de, por
respeito a, com, de, em, entre, para com, por
rico de, em
sábio em, para
sensível a, para
sito em, entre
situado a, em, entre
soberbo com
solícito com, de, em, para, para com, por
sujo de
temível a, para
transido de
suspeito a, de
temeroso a
triste de, com
último em, de, a
união a, com, entre
único em, a, entre, sobre
útil a, para
vazio de
visível a
vulgar a, em, entre



EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL


I - Questões objetivas:
1 . (UFPA) Assinale a alternativa que contém as respostas corretas.I. Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família.II. Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro.III. Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde.IV. Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.a) II, III, IVb) I, II, IIIe) I, III, IVd) I, IIIe) I, II 2. (UFAM) Assinale o item em que há erro quanto à regência:
a) São essas as atitudes de que discordo.b) Há muito já lhe perdoei.c) Informo-lhe de que paguei o colégio.d) Costumo obedecer a preceitos éticos.e) A enfermeira assistiu irrepreensivelmente o doente.3. (UNIMEP-SP) Quando implicar tem sentido de “acarretar”, “produzir como conseqüência”, constrói-se a oração com objeto direto, como se vê em:a) Quando era pequeno, todos sempre implicaram comigo.b) Muitas patroas costumam implicar com as empregadas domésticas. c) Pelo que diz o assessor, isso implica em gastar mais dinheiro.d) O banqueiro implicou-se em negócios escusos.e) Um novo congelamento de salários implicará uma reação dos trabalhadores.
4. (FMU-SP) Assinale a única alternativa incorreta quanto à regência do verbo.a) Perdoou nosso atraso no imposto.b) Lembrou ao amigo que já era tarde.c) Moraram na rua da Paz.d) Meu amigo perdoou ao pai.e) Lembrou de todos os momentos felizes.05. (FGV-SP) Assinale a alternativa em que há erro de regência verbal.a) Os padres das capelas que mais dependiam do dinheiro desfizeram-se em elogios à garota.b) As admoestações que insisti em fazer ao rábula acabaram por não produzir efeito algum.e) Nem sempre o migrante, em cujas faces se refletia a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.d) Era uma noite calma que as pessoas gostavam, nem fria nem quente demais.e) Nem sempre o migrante, cujas faces refletiam a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.06. (UFG) Indique a alternativa correta.a) Sempre pago pontualmente minha secretária.b) Você não lhe viu ontem.e) A sessão fora assistida por todos os críticos.d) Custei dois anos para chegar a doutor.e) O ideal a que visavam os parnasianos era a perfeição estética.07. (UFSCar-SP) Assinale a alternativa correta quanto à regência:a) A peça que assistimos foi muito boa.b) Estes são os livros que precisamos.c) Esse foi um ponto que todos se esqueceram.d) Guimarães Rosa é o escritor que mais aprecio.e) O ideal que aspiramos é conhecido por todos.08. (Mack-SP) Assinale a alternativa incorreta quanto à regência verbal:a) Ele custará muito para me entender.b) Hei de querer-lhe como se fosse minha filha.c) Em todos os recantos do sítio, as crianças sentem-se felizes, porque aspiram o ar puro.d) O presidente assiste em Brasília há quatro anos.e) Chamei-lhe sábio, pois sempre soube decifrar os enigmas da vida.09. (CEFET-PR) Assinale a alternativa que apresenta incorreção quanto à regência:a) Nós nos valemos dos artifícios que dispúnhamos para vencer.b) Ele preferiu pudim a groselha.c) O esporte de que gosto não é praticado no meu colégio.d) Sua beleza lembrava a mãe, quando apenas casada.e) Não digo com quem eu simpatizei, pois não lhe interessa.
10. (Conc. Investigador de Policia) Assinale a alternativa que apresenta um desvio em relação à regência verbal.a) Simpatizei com toda a diretoria e com as novas orientações.b) Há alguns dos novos diretores com os quais não simpatizamos.c) A firma toda não se simpatizou com a nova diretoria.d) Somente o tesoureiro não simpatizou com a nova diretoria.11. (Conc. Escrivão de Polícia) Assinale a alternativa em que o significado do verbo apontado entre parênteses não corresponde à sua regência.a) Com sua postura séria, o diretor assistia todos os funcionários dos departamentos da empresa. (ajudar)b) No grande auditório, o público assistiu às apresentações da Orquestra Experimental. (ver)c) Esta é uma medida que assiste aos moradores da Vila Olímpia. (caber)d) Estudantes brasileiros assistem na Europa, durante um ano. (observar)12. (Conc. Analista de Sistemas - Banco Central) Os trechos a seguir constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro de regência.a) Desde abril, já é possível perceber algum decréscimo da atividade econômica, com queda da produção de bens de consumo duráveis, especialmente eletrodomésticos, e do faturamento real do comércio varejista.b) Apesar da queda da inflação em maio, espera-se aceleração no terceiro trimestre, fenômeno igual ao observado nos dois últimos anos, em decorrência da concentração de aumentos dos preços administrados.c) Os principais focos de incerteza em relação às perspectivas para a taxa de inflação nos próximos anos referem-se a evolução do preço internacional do petróleo, o comportamento dos preços administrados domésticos e o ambiente econômico externo.d) Desde maio, porém, entraram em foco outros fatores: o racionamento de energia elétrica, a intensificação da instabilidade política interna e a depreciação acentuada da taxa de câmbio.e) A mais nova fonte de incerteza é o choque derivado da limitação de oferta de energia elétrica no País, pois há grande dificuldade em se avaliar seus efeitos com o grau de precisão desejável.
Concursos e Vestibulares
25 questões com gabarito

01. (CESGRANRIO-RJ) Assinale a alternativa em que a preposição aparece empregada indevidamente:
a) De que alternativas discordamos?
b) Em que alternativas confiarmos?
c) Para que alternativas caminhamos?
d) Sobre que alternativas optamos?
e) A que alternativas aludimos?

02. (ESPM) Troque o verbo destacado na frase abaixo pelos verbos indicados, fazendo as adaptações necessárias: “Este é o filme que todos viram”.
a) assistir

b) acreditar




03. (PUCCAMP) Os depoimentos ___ teve acesso comprovaram que a República não cumpriu, nesses cem anos, as promessas ___ foi portadora.
a) a que ‑ de que
b) aos quais ‑ de cujas
c) pelos quais ‑ às quais
d) os quais ‑ das quais
e) que ‑ que

04. (PUC‑RJ) Frequentemente, frases como as apresentadas abaixo são proferidas em conversações informais. Num texto formal escrito, porém, são inadequadas. Reescreva‑as, sem modificar seu sentido e pontuação, mas adequando‑as ao padrão da língua escrita.
a) A menina que eu gosto dos olhos dela ainda não chegou.

b) O homem que eu telefonei para ele ontem não estava em casa.

c) A rua que eu gosto de correr é toda arborizada.

05. (UNIRIO) Assinale a frase em que está mal empregado o verbo seguido de preposição, de acordo com a norma culta.
a) Assistimos a bons espetáculos durante a viagem.
b) O país precisa da ajuda de todos.
c) A juventude deve visar uma boa preparação.
d) Os jovens precisam fazer sacrifícios.
e) Lembremo‑nos sempre dos nossos antepassados.

06. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que o verbo sublinhado tem a mesma regência que bradou nos versos a seguir:
“... um rei potente às multidões curvadas.
Bradou soberbo. Independência ou morte”.

a) Emocionada, ela agradeceu aos colegas os votos de felicidade.
b) Comprometem‑se a mandar consertar as cadeiras.
c) Disse tudo o que sabia sobre o assunto.
d) Freqüentou, feliz, todas as festas daquele mês.
e) Negou‑se a revelar o nome dos culpados.

07. (UFG) Assinale a frase em que há ERRO de regência verbal:
a) O desmatamento implica destruição e fome.
b) Chegamos na cidade antes do anoitecer.
c) Jonas reside na Rua das Marrecas.
d) Avisei‑o de que devia partir.
e) Os ambientalistas assistiram a uma conferência.

08. (TIRADENTES) Assinale a oração que completa corretamente a passagem:
“Informe‑se sobre os problemas que ameaçam um animal...”
a) de que você já ouviu falar.
b) de que você tanto protege.
c) que você se dedica.
d) que você necessita.
e) que você tem amor.

09. (UNIRIO) Assinale a opção em regência verbal obedece aos padrões da normal culta:
a) Ela preferia mais a saia de lã do que o vestido de organdi azul.
b) Misael não esquecia do passado de Maria Elvira.
c) É muito importante o cargo que você aspira na Fazenda.
d) A polícia do Estácio visava à descoberta do assassino.
e) Informe aos moradores de que a moça tinha bons antecedentes.

10. (UFG) Assinale a frase em que há ERRO no emprego de o ou lhe em relação à língua culta:
a) O cunhado dissuadiu‑lhe da viagem.
b) Apesar de tudo, não lhe guardava rancor.
c) Quem o convidou a ir jantar com eles?
d) Informou‑o de que a excursão foi adiada.
e) Encolerizava-se quando o filho lhe desobedecia.

11. (FUVEST) Indique a alternativa correta:
a) Preferia brincar do que trabalhar.
b) Preferia mais brincar a trabalhar.
c) Preferia brincar a trabalhar.
d) Preferia brincar à trabalhar.
e) Preferia mais brincar que trabalhar.

12. (UFMG) Em todas as alternativas, a regência verbal está correta, exceto em:
a) Preferia‑me às outras sobrinhas, pelo menos nessa época.
b) Você chama isso de molecagem, Zé Lins.
c) Eu lhe acordo antes que meu marido se levante.
d) De Barbacena, lembro‑me do frio e da praça.
e) Um implica o outro que, por sua vez, implica um terceiro.

13. (FUVEST) Quando chamar tem sentido de qualificar, pode‑se construir o período, por exemplo, com objeto direto mais predicativo. Tudo isso se observa na alternativa:
a) “João é alto, mas treinador nenhum chamou‑o para jogar”.
b) “Era a viúva a chamar pelo falecido”.
c) “Os inimigos chamam‑lhe de traidor do povo”.
d) “Chamei pelo colega em voz alta”.
e) “Algumas chamam‑no de fiscal”.

14. (FUMEC) Com referência à regência do verbo assistir, todas as alternativas estão correras, exceto:
a) Assistimos ontem um belo filme na televisão.
b) Os médicos assistiram os feridos durante a guerra.
c) O técnico assistiu aos jogadores no treino.
d) Assistiremos amanhã a uma missa de 7º dia.
e) Machado de Assis assistia em Botafogo.

15. (UEPG) A alternativa incorreta de acordo com a gramática da língua culta é:
a) Obedeça o regulamento.
b) Custa crer que eles brigaram.
c) Aspiro o ar da manhã.
d) Prefiro passear a ver televisão.
e) O caçador visou o alvo.


16. (UFP) A frase que não apresenta problema(s) de regência, levando‑se em consideração a língua escrita, é:
a) Preferiu sair antes do que ficar até o fim da peça.
b) O cargo a que todos visavam já foi preenchido.
c) Lembrou de que precisava voltar ao trabalho.
d) As informações que dispomos não são suficientes para esclarecer o caso.
e) Não tenho dúvidas que ele chegará breve.
17. (ITA) Assinale a alternativa correta.
a) Antes prefiro aspirar urna posição honesta que ficar aqui.
b) Prefiro aspirar uma posição honesta que ficar aqui.
c) Prefiro aspirar a uma posição honesta que ficar aqui.
d) Prefiro antes aspirar uma posição honesta que ficar aqui.
e) Prefiro aspirar uma posição honesta a ficar aqui.

18. (CESGRANRIO) Assinale a opção que completa as lacunas da seguinte frase: “O controle biológico de pragas, ___ o texto faz referência, é certamente o mais eficiente e adequado recurso ___ os lavradores dispõem para proteger a lavoura sem prejudicar o solo”.
a) do qual, com que
b) de que, que
c) que, o qual
d) ao qual, cujos
e) a que, de que

19. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que o verbo exige a mesma preposição que referir‑se em “...a boneca de pano a que me referi”.
a) O homem ___ que conversei há pouco.
b) O livro ___ que lhe falei há pouco.
c) A criança ___ quem aludi há pouco.
d) O tema ___ que escrevi há pouco.
e) A fazenda ___ que estive há pouco.

20. (UECE) Assinale a opção em que o verbo chegar apresenta regência censurada pela gramática normativa.
(A) Ele chegou na hora do almoço.
(B) Ao chegar a casa, o filho pródigo foi bem recebido.
(C) Era muito tarde quando cheguei ao colégio.
(D) O noivo chegou atrasado na igreja.
(E) Nunca chegara a tempo à casa dos pais.

21. (FUVEST)
A arma ___ se feriu desapareceu.
Estas são as pessoas ___ lhe falei.
Aqui está a foto ___ me referi.
Encontrei um amigo de infância ­___ nome não me lembrava.
Passamos por uma fazenda ___ se criam búfalos.
a) que, de que, à que, cujo, que
b) com que, que, a que, cujo, qual, onde
c) com que, das quais, a que, de cujo, onde
d) com a qual, de que, que, do qual, onde
e) que, cujas, as quais, do cujo, na cuja.


22. (NCE) A alternativa que completa corretamente as lacunas das frases abaixo, segundo os padrões cultos da regência, é:
1. O filme policial é o _____ mais gosto;
2. Os alunos aspiram _____ cargo.
3. Os fracos abdicam _____ luta pelo poder;
4. É um regulamento _____ todos obedecem.
a) que – o – da – a que;
b) de que – ao – da – a que;
c) de que – o – pela – que;
d) de que – o – pela – de que;
e) que – ao – da – que.

23. (NCE) Na frase – ...assim como na novela das oito na qual se torce para que os personagens se superem ou se afundem em suas encruzilhadas existenciais. – as expressões sublinhadas podem ser substituídas, respectivamente, sem alteração de sentido, por:
a) qual - onde.
b) cuja – de modo que.
c) que – de forma que.
d) em que – a tal ponto que.
e) em que – a fim de que.
24. (NCE) No período “As armas da inteligência, _____ o candidato pôde lutar, valeram‑lhe o primeiro lugar no concurso”, para o preenchimento correto da lacuna, o pronome relativo deverá ter a forma:
a) das quais;
b) às quais;
c) as quais;
d) de que;
e) com que.

25. (NCE) É ele quem esconde a caneta entre as páginas de um livro(...)
O pronome relativo destacado é usado em uma frase mal construída em:
a) Seremos nós a quem se acusará por esconder a caneta na página do livro.
b) Não serei eu quem esconderei a caneta na página do livro.
c) Não fui eu quem escondeu a caneta na página do livro.
d) Foi ele de quem aludiu por esconder a caneta no livro.